Rua Rincão , 40 Vila Esperança São Paulo, SP
CEP:03649-000 Próximo ao Metrô: Guilhermina Esperança
Nossos telefones mudaram!!!
Agora você pode falar conosco nos números:
(11) 2090-24(01 até 22)
delt1npe@educacao.sp.gov.br

 

EE REVERENDO IRINEU MONTEIRO DE PINHO

A instituição da obrigatoriedade do ensino de História da África e dos afrodescendentes no currículo escolar pela Lei 10.639/03 oferece a professores e alunos a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral. A comemoração do Dia da Consciência Negra (20/11) não pode ser um evento somente de calendário. A escola deve proporcionar momentos de reflexão e interação sobre as diferenças em todos os âmbitos. Neste intuito, a escola Reverendo Irineu Monteiro de Pinho, como já tem feito há quatro anos, mobilizou alunos e comunidade para esta comemoração reflexiva. A equipe gestora e professores buscaram meios alternativos de refletir a questão através de atividades como releitura de poemas épicos e encenação dos mesmos, maquetes de representação sócio cultural das africanidades, apresentação de danças étnicas e mostra de trabalhos resultantes dos estudos feitos em sala de aula. A mostra que contou com apoio da equipe gestora, alunos, professores e funcionários aconteceu no dia 19 de novembro com a presença da comunidade escolar e local.

 

 

EE LEONOR RENDESI

 


Para lembrar o dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, a escola realizou o Projeto Comunidade Africana no sábado dia 19. Nesse dia, foram realizados mostra de pesquisas, máscaras, confecção de turbantes com a comunidade, jogos e danças relacionadas a cultura afro, debates entre outros.

 

EE LEONOR RENDESI

Projeto Intensivo de Matemática para O ENEM e Vestibulares.

Esse projeto tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos do ensino médio nas provas do ENEM e vestibulares.

O projeto surgiu na EE Professora Leonor Rendesi, através do interesse dos alunos em poder fazer um curso preparatório de matemática em sua própria escola, com aulas expositivas que possibilitassem o acesso de todos os alunos. Um curso presencial, em sua própria escola e fora do seu horário de aula totalmente gratuito.

Foi ofertado o cursinho para todos os alunos interessados e inicialmente já se conseguiu a incrível marca de 107 inscritos.


 

São três aulas semanais de 50 minutos cada, ministradas pelo professor Cristiano Ap. Silva de forma dinâmica e descontraída. O professor relata que “são controlados os tempos para cada questão sempre com a preocupação de aproximar a realidade vivida durante essas avaliações. Trabalhamos da leitura e interpretação aos conceitos matemáticos envolvidos em cada questão, dando-lhes um norte onde devem intensificar seus estudos”.

A duração desse projeto ocorre de 12 de setembro a 30 de novembro de 2016.




 

EE JÚLIO DINIS  

A Literatura Brasileira é riquíssima! Vários escritores dedicaram ou dedicam suas vidas ao ofício de escrever e encher de beleza e poesia a vida de seus leitores. Alguns desses escritores viram na Literatura Infantil uma maneira de comunicar-se com os pequenos, levando a arte e o universo lúdico para aqueles que estão apenas começando no mundo das letras.

No Brasil, alguns nomes são grandes conhecidos do público, seja ele infantil ou adulto. Hoje falaremos de um escritor que é muito querido pela garotada, cujas histórias atravessam gerações e seguem encantando crianças e adolescentes. Estamos falando de Pedro Bandeira, um dos mais famosos escritores da Literatura Infanto-juvenil.

Pedro Bandeira nasceu na cidade de Santos, no estado de São Paulo, no dia 09 de março de 1942, e desde 1972 escreve para crianças. No início de sua carreira, suas histórias eram publicadas em revistas e vendidas em bancas de jornal. Mas, em 1983, a história O dinossauro que fazia au-au ganhou formato de livro, e, a partir de então, Pedro, que escrevia para adultos e também apresentava programas na televisão, passou a dedicar-se exclusivamente à Literatura Infantil. O sucesso foi tanto que Pedro conquistou um lugar privilegiado, tornando-se o autor de Literatura Infanto-juvenil que mais vende no Brasil.

 






Até 2012, os livros de Pedro Bandeira já alcançavam a marca de vinte e três milhões de exemplares vendidos.
 

Sendo assim além da leitura das obras e da reescrita a Professora Claudia e a Coordenadora Renata incentivaram os alunos dos 7º anos da EE Julio Dinis a realizar um Sarau Literário envolvendo seus conhecimentos e as suas habilidades comparadas às obras do autor com a vivência de vida de cada aluno.

 

 

 

EE PARQUE ECOLÓGICO

 

Combate ao Aedes Aegypt

 

O trabalho foi realizado com os alunos de 7º, 8º e 9º anos pelo Professor Inacio de Ciênciase contou com a participação de aproximadamente 135 alunos. Ele dividiu as atividades em etapas sendo a primeira uma aula expositiva/participativa e a segunda a Confecção/Realização dos Trabalhos.


9º anos = Informação e Conscientização para o público escolar sobre formas de prevenção e combate e os sintomas das doenças causadas por esse mosquito por meio de trabalhos artísticos.
 
7º anos = Intervenção teatral durante o período das aulas para sensibilizar os alunos da escoa sobre a importância do combate ao mosquito.

8º ano = Mural da Denúncia para sensibilizar o público escolar  por meio de um mural com fotos tiradas na comunidade da escola que denunciem criadouros do mosquito.

Além do famoso mosquito, a equipe docente e gestora da E.E. Parque Ecológico envolveu seus alunos em diferentes atividades voltadas à área de Ciências, como o um projeto relacionado à Alimentação Saudável (Pirâmide Alimentar) tema dos 8o anos, a Tabela Periódica Bidimensional realizada pelos 9º anos e os Fósseis que foram alvo dos 7º anos.

 

EE DOM MIGUEL DE CERVANTES Y SAAVEDRA

28/04/2016

AÇÃO PONTUAL CONTRA O MOSQUITO Aedes aegypti 

A E.E. Reverendo José Borges dos Santos Júnior, no dia 19 de março de 2016, cumpriu sua função social e educadora. Para tanto, buscamos a parceria junto a Subprefeitura de São Miguel Paulista que nos atendeu prontamente com o encaminhamento dos agentes de saúde Sr. Regis e Srta. Kátia, que apresentaram a Palestra de Orientação e de Prevenção contra a Dengue para a comunidade.

Explicaram com maestria o ciclo de vida do mosquito e os sintomas das doenças.

Houve também belas apresentações dos alunos que estudaram sobre o assunto com suas professoras. Desenvolveram paródias, coreografias, exposição de cartazes e trabalhos manuais utilizando materiais de sucata.

AES ELETROPAULO NAS ESCOLAS

Parabenizamos as 21 escolas que participaram do projeto “AES Eletropaulo nas Escolas” pelo envolvimento e empenho no trabalho desenvolvido no ano de 2015.

EE Álvares de Azevedo; EE Deputado Raul Pilla; EE Dr. Vital Fogaça de Almeida; EE Edson Luiz Ribeiro Luzia; EE Esther Frankel Sampaio; EE Júlio de Carvalho Barata; EE Luigi Pirandello; EE Maria Jovita; EE Nello Lorenzon; EE Padre Antão; EE Prof. Antônio de Oliveira Camargo; EE Prof. Lúcio de Carvalho Marques; Prof. Milton Cruzeiro; EE Prof. Umberto Conte Checchia; EE Profª Emília de Paiva Meira; EE Profª Irene Branco da Silva; EE Profª Maria de Carvalho Senne; EE Profª Rita Júlia de Oliveira; EE Profª Thereza Dorothea Arruda Rego; EE Reverendo José Borges dos Santos Júnior; EE Tide Setubal.

Esse projeto de educação em eficiência energética e hídrica que promoveu a formação de Núcleos de Ação para a Eficiência Energética, constituído por alunos e professores das escolas participantes. Os Núcleos realizaram ações de conscientização, engajamento e monitoramento em eficiência energética e hídrica.

Prêmio Eficientização da Escola: EE Luigi Pirandello; EE Professora Maria de Carvalho Senne. (em andamento)

Prêmio Professor Destaque: Professora Ângela Maria Sabô Barbosa - EE Reverendo José Borges. (Viagem à Itaipu)

Prêmio Microaudiovisual: EE Tide Setubal

Prêmio Vale-livro Saraiva no valor de R$ 50,00:

Professora Rosimeire Regiani – EE Maria de Carvalho Senne

Professor Douglas Gimenes – EE Professor Milton Cruzeiro

Professor Tiago da Silva Germano – EE Padre Antão

Professora Ângela Maria Sabô Barbosa – EE Reverendo José Borges

Kit multimídia: EE Deputado Raul Pilla; EE Dr. Vital Fogaça de Almeida; EE Esther Frankel Sampaio; EE Luigi Pirandello; EE Nello Lorenzon; EE Padre Antão; EE Prof. Antônio de Oliveira Camargo; EE Prof. Lúcio de Carvalho Marques; Prof. Milton Cruzeiro; EE Profª Maria de Carvalho Senne; EE Reverendo José Borges dos Santos Júnior; EE Tide Setubal.

Kit Esportivo: Todas as escolas participantes.

Ao final do projeto a AES Eletropaulo premiou a Professora Maria Ângela Sebô Barbosa da escola Reverendo José Borges com uma viagem à Foz do Iguaçu para conhecer a Usina de Itaipu.

PLANO DE AULA

Dengue / Zika / Chikungunya

 

Componente Curricular: Biologia.

Professor: J. Inácio dos Santos Neto.

Salas: 2ªA, 2ªB, 2ªC, 2ªD e 2ªE.

 

1ª etapa – Aula Expositiva.

- Tanto a Dengue, como o Zika e a febre Chikungunya são vírus transmitidos pela picada do mosquito Aedes 

 

Curiosidades:

- Não é possível ter Chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

- Quando mulheres gestantes são infectadas com o Zika vírus, o feto pode desenvolver a Microcefalia (malformação em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada).

- O Zika vírus também pode causar a Síndrome de Guillain-Barré (uma reação rara a agentes infecciosos, como vírus e bactérias, e tem como sintoma a fraqueza muscular e a paralisia dos músculos).

 

 

MARIA AP. DE CASTRO MASIERO

 
 

2ª etapa – Atividade prática - Aplicação da Genética para combate do mosquito Aedes aegypti.

 

3ª etapa – Produção de Texto.

- Os alunos serão orientados a produzir um texto para expor suas opiniões a respeito do assunto e verificar o impacto causado pela aula em seu cotidiano.

- Objetivo: conhecer como o estudo da Genética pode ser aplicado no combate do mosquito Aedes aegypti por produzir mosquitos modificados que geram descendentes que não sobrevivem ainda na fase larval.

 

Bibliografia

Bahia abre fábrica de Aedes transgênico Folha de S. Paulo. Disponível em . Acesso em 08 mar. 2016.

 

Prevenção e Combate – Dengue, Chikungunya e Zika. Ministério da Saúde – Portal da Saúde. Disponível em . Acesso em 06 mar. 2016.

 

 

 

ee gabriel ortiz

 

A educação é uma poderosa arma para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. Diante disso os professores de Biologia da EE Gabriel Ortiz contemplaram em seu planejamento uma ação coletiva de combate e prevenção ao mosquito.

 

EE JULIO DINIZ
 
 
O ano de 2016 iniciou com o espantoso aumento dos casos de Dengue e ainda surgiram outros dois inimigos, os Zika e Chikungunya, também transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti. 
 
Tendo em vista a epidemia que assola a cidade de São Paulo, a escola tomou a iniciativa de trabalhar em parceria com e na comunidade.
 
O trabalho em sala de aula e o envolvimento da  comunidade escolar esclarecem e combatem o problema.
 
A intenção é também contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
 
 
 
EVENTO DE 26/02/2016

 

MINHA ESCOLA, MINHA CARA

“O que gostariam de mudar na escola de vocês?” Esta foi uma das perguntas que direcionou os alunos da EE Padre Antão. Tendo como base a temática do currículo ‘Intervenção na Escola’, surgiu o projeto “Minha Escola, Minha Cara”. Estimular o protagonismo estudantil, o trabalho em conjunto e possibilitar um novo olhar para a escola foram alguns dos objetivos e resultados alcançados por alunos e professores. Um trabalho que começou pela arte e se estendeu para outras disciplinas da escola.

2015

Parlamento Jovem Municipal de São Paulo - 2015

O Núcleo Pedagógico parabeniza os alunos e professores das E.E Reverendo Urbano de Oliveira Pinho e da E.E Paulo Roberto Faggioni, que estão entre os vencedores do Parlamento Jovem Municipal de São Paulo em 2015”. Estamos muito orgulhosos do trabalho de vocês.

Para saber mais sobre o projeto acesse o link:

http://www.camara.sp.gov.br/premio-parlamento-jovem-2015/


 

Escola

 

 

Aluno Vencedor

 

Professor Condutor do Projeto

 

 

Reverendo Urbano de Oliveira Pinho

 

 

Marinho José Fernandes Junior - 8º C

 

Danielle Christine Santos Miranda

 

Paulo Roberto Faggioni

 

 

Alex Gabriel Ferreira de Jesus – 8º C

 

 

Edson Santos

 

Festiva Coca-Cola das Escolas 2015

 

O Núcleo Pedagógico parabeniza a equipe gestora, professores e alunos das escolas Benedita de Rezende, Gabriel Ortiz, Profª. Maria Aparecida de Castro Masiero e Reverendo Urbano de Oliveira Pinto, pela participação na final do “festival das escolas de São Paulo (zona leste)”, que ocorreu no Ginásio do Pacaembu no dia 11 de novembro de 2015. O Festival é um projeto de estímulo à prática de exercícios físicos entre estudantes, participaram da etapa final na Zona Leste 20 escolas que foram selecionadas pelas redações e vídeos enviados previamente, no dia da final ocorreram apresentações de dança pelos alunos. Cada uma das escolas participantes ganhou o direito de ter um aluno que conduzirá a “Tocha Olímpica” no revezamento em 2016, quando ela passar por São Paulo. Pelos vídeos enviados a E.E Maria Aparecida de Castro Masiero teve garantido o direito de ter também um professor que participará do revezamento na condução da “Chama Olímpica” o professor Rodrigo Amin Lázaro Chalhoud. Parabéns a todos os envolvidos, pela qualidade dos trabalhos enviados e pelo alto nível das danças apresentadas durante a competição. Estamos muito orgulhosos de vocês.

Escola

 

Equipe Gestora

 

Professor (es) Embaixador (es)

Aluno que conduzirá a “Tocha Olímpica”

Benedita de Rezende

 

Diretora: Rosane

Vice-diretoras: Eliana e Sandra

PC anos finais: Benedito

PC ensino médio: Andreia

- Maicon Cesar da C.P de Oliveira

 

- Ricardo Francisco Chagas

 

- Maristella Pedro Aflinis Cardozo

Gabriel Ortiz

 

Diretora: Lindinalva

Vice- diretora: Amélia

Vice-diretor: Jorge

PC: Fabiana

 

- Crélis da Silva Machado

 

- Vinicius de Andrade Ortega

 

Maria Aparecida de Castro Masiero

 

 

Diretora: Ana Paula

Vice-diretor: Rodrigo

PC anos finais: Cibele

PC ensino médio: Denise

 

 

- Rodrigo Amin Lázaro Chalhoud

 

- Evelise Nicoletti

 

- Victor Santolaia Faria

 

Urbano de Oliveira Pinto

 

 

Diretora: Verônica

Vice- diretora: Tânia

PC anos finais: Bety

PC ensino médio: Cristina

 

 

- Eliane Aparecida dos Santos

 

 

- Camila Almeida Neves

Carvalho senne

Considerando que o hábito da leitura pode ser adquirido em qualquer época da vida e que muitos alunos não têm tido, no decorrer de seu percurso escolar, a oportunidade de uma formação leitora, a EE Maria de Carvalho Senne idealizou e implementou o PROJETO PILOTO “RECUPERAÇÃO LITERÁRIA” - EJA 2015, com vistas a incentivar a constituição de sujeitos leitores. Esse projeto teve como principais etapas: divulgação do projeto em todas as salas; sensibilização dos gestores e docentes da EJA para a importância do projeto; organização de rodas de conversa para discutir temas relativos às obras lidas; disponibilização do acesso à biblioteca em momentos de aula vaga; elaboração de cartazes com sugestões de leitura; passeio cultural ao teatro para que os alunos tivessem acesso à diversidade cultural e a exposição de livros no laboratório.

 

Calendário do projeto “Recuperação Literária”

- Setembro a novembro

- De 09 a 30 de novembro-Exposição dos livros lidos.

 

 

 

gincana de alimentos

A escola Gabriel Ortiz foi convidada a participar do evento do dia das crianças no bairro da Vila Cisper, Zona Leste de São Paulo, será uma festa beneficente para aproximadamente 2000 crianças carentes, incluindo abrigos de São Paulo.
Os alunos se mobilizaram numa gincana que arrecadou em média 600 cestas básicas para o evento, além da participação voluntária da comunidade escolar no dia 12/10/2015.
A gincana superou as expectativas em relação aos mantimentos arrecadados e a aproximação de toda equipe escolar e comunidade.
 
 
 

Grêmio PARTICIPA DE ENCONTRO NO NpE

 
 
Foi realizado um encontro com alguns representantes de Grêmio Estudantil das escolas da DRE Leste 1 para compartilhar ansiedades e sucessos. 
 
 
A participação dos alunos, professores e coordenadores muito contribuiu para o compartilhamento de sucessos em diferentes escolas. O evento contou também com a participação do Dirigente Regional e o Diretor do Núcleo Pedagógico, além dos PCNPs.
 
 
 
Para saber mais acesse o Intranet.
 
 
 
 

E.E. HELENA LOMBARDI BRAGA

Professor torna as aulas de Física atraentes

 
 

E.E. Reverendo Urbano de Oliveira Pinto

A Professora Rosiani Aparecida de Carvalho fez uma intervenção referente à AAP. Ela diagnosticou as dificuldades dos alunos e elaborou o Plano de Ação da disciplina de Língua Portuguesa da seguinte maneira:

1)    Confeccionou slides no PowerPoint com a explicação do conteúdo da habilidade e uma questão objetiva da mesma;

2)    Na sequência, fez uma avaliação para diagnosticar as habilidades ainda não aprendidas em cada turma;

3)    A partir daí, fez a recuperação continuada através de cópias e solicitou que marcassem aquelas em que ainda possuíam dúvidas. Foi realizada uma nova avaliação;

4)    Quanto à produção textual, os estudantes leram três textos de gêneros diferentes sobre violência para trabalhar com fichas pautadas pedagógicas no passo a passo (delimitação do tema, opinião/argumentação, exemplo/solução do problema e conclusão).

5)    Após revisão dos erros e comentários de reflexão individuais, os alunos fizeram a reescrita em folhas de fichário.

 

Escola de Tempo Integral Esther Frankel Sampaio

A Escola convida a todos a conhecer seus trabalhos no blog. Eles acreditam que os projetos interdisciplinares desenvolvidos facilitam o desenvolvimento das competências e habilidades.

Conheça já! http://estherfrankel.blogspot.com.br/

 

Barão de Souza Queiroz

Concurso de Redação sobre o Meio Ambiente realizado pela Associação Comercial de São Paulo, no qual duas de nossas alunas dos 5º anos foram escolhidas e premiadas na data de 04/08/15 na Câmara dos Vereadores de São Paulo.


Protagonismo Juvenil - GEEKIE LAB

EE VITAL FOGAÇA
 
Aluna Renata Santos Rodrigues foi a multiplicadora da Plataforma GeekieLab em sua escola.
 
 

MasterClasses – IFUSP 2015

Nos dias 26 e 27 de Março, alunos do Ensino Médio da E. E. Deputado Silva Prado e de Licenciatura em Física puderam “experimentar” como é ser um cientista e trabalhar com Física de Partículas. Eles participaram do evento: International Masterclasses Hands On Particles Physics, promovido pelo CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) em colaboração com diversas instituições de todo o mundo.


Um grupo de 70 alunos de sete diferentes instituições de ensino foi recebido no
 Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP).